Avançar para o conteúdo
Início » Comunicado conjunto entre a CEVAL, Câmara de Cerveira e Câmara de Valença, relativamente às “Acessibilidades no Alto Minho – Conclusão da A28 até Valença e conexão às áreas empresariais”

Comunicado Conjunto CEVAL, Câmara Municipal de Cerveira e Câmara Municipal de Valença

Acessibilidades no Alto Minho – Conclusão da A 28 até Valença e conexão às áreas empresariais

Em recente Assembleia de CECOTRAN –Centro de Cooperação Empresarial Transfronteiriça, que agrega Estruturas Empresarias do Norte de Portuga e da Galiza, as acessibilidades na região e a internacionalização das nossas empresas mereceram, mais uma vez, o destaque no conjunto dos temas abordados. Referi-mo–nos muito concretamente às ligações rodoviárias e ferroviárias no Noroeste Peninsular, onde se destaca a ligação ferroviária, para passageiros e mercadorias, Porto – Viana do Castelo – Vigo, com seguimento para Orense e Madrid e a A28, Porto – Viana do Castelo – Valença.

Quanto à primeira, a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, a Câmara Municipal de Valença e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira congratulam – se com o lançamento do concurso para a modernização da linha do Minho, no troço Viana do Castelo – Valença, que agora se realiza, complementado com outros procedimentos já executados, que evidenciam a sua prioridade e respondem às reivindicações, cumprindo – se a calendarização prevista, de Empresários e Autarcas.

Quanto à A 28, mantêm – se integralmente os motivos de insatisfação, protesto e reivindicação de toda uma região.  Está também em causa, com fortíssima incidência para Valença e Vila Nova de Cerveira, a não conclusão da ligação até Valença com a imprescindível conexão às áreas empresariais dos dois concelhos.

O trabalho e esforço quotidiano de Empresários e Autarcas na diplomacia económica, na negociação e instalação de novos projetos, na criação de emprego, cada vez mais qualificado, e na criação de riqueza para a região terá de ser acompanhado pela criação de infraestruturas que facilitem mobilidade, a coesão territorial e a cooperação intermunicipal.

Os últimos dados são extremamente importantes e interessantes:

• Vila Nova de Cerveira é o segundo concelho mais exportador do Alto Minho, imediatamente atrás de Viana do Castelo, e a nível do Norte é o segundo maior exportador de acessórios para veículos automóveis;

• São muitas as empresas que se pretendem instalar na região e que têm projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020 e do Norte 2020;

• Vão ser realizados investimentos para a valorização das áreas empresariais de Formariz e de Lanheses;

• Projeta – se a criação, numa parceria de Valença com Vila Nova de Cerveira, de um grande Pólo industrial na zona sul do concelho de Valença;

Para que futuros dados sejam ainda mais relevantes e significativos e para que o esforço e trabalho de Empresários e Autarcas seja sustentado em prol de uma região que todos queremos mais atrativa e competitiva, a CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, a Câmara Municipal de Valença e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira continuarão a reivindicar nas instâncias regionais, nacionais e transfronteiriças as acessibilidades que a região tem direito e merece.

CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho

Câmara Municipal de Cerveira