Espaço do Associado: WEBINCODE

Espaço do Associado: WEBINCODE

** Quando surgiu a empresa WEBINCODE? E como surgiu?
Entre 2014 e 2016, os fundadores Hugo Araújo e Tiago Fernandes, fruto do reconhecimento da sua atividade profissional, eram frequentemente abordados no sentido de desenvolver websites e soluções web. Decidiram então, paralelamente à sua atividade profissional, iniciar o desenvolvimento de alguns trabalhos que lhes eram solicitados.
Dada a necessidade de enquadrar fiscalmente essa atividade, surge no início de 2016, pela mão dos fundadores Hugo Araújo e Tiago Fernandes, a Webincode, com o objetivo de produzir soluções web orientadas ao mercado empresarial.
Em meados de 2017, a intenção dos fundadores de levar a empresa a um patamar mais profissional, levou ao inicio de diligências para que pudessem dedicar-se integralmente à Webincode.
Nesse sentido, consultaram o mercado para apurar qual a alternativa mais viável para dinamizar a empresa. Foi então que decidiram abordar o Miguel Almeida,  que havia sido seu colega de trabalho no passado e que se dedicava à consultoria de gestão no âmbito do grupo empresarial que dirigia. Em janeiro de 2018, iniciou-se então o processo de mudança que resultou na atual estrutura da Webincode, contando com o fundador Tiago Fernandes como CTO e o Miguel Almeida como CEO.

** Qual a sua localização? E porque motivo se instalou nesse local?
Fortemente ligado a Viana do Castelo, quer por ter sido a cidade que escolheu para viver, quer por ter realizado a sua formação académica (IPVC), o Tiago Fernandes foi o principal impulsionador para que a empresa se instalasse em Viana. Decidiu-se então sediar a empresa no edifício 1º de Maio em plena envolvência com a cidade e a sua cultura.

** Já houve uma expansão da empresa? Para que concelhos?
A Webincode opera numa lógica de projeto e prestação de serviços, pelo que não faz sentido, a curto prazo a expansão física para outros concelhos. O parque de clientes da Webincode está distribuído por todo o território nacional e pelo norte de Espanha, sendo os consultores deslocados de Viana para as instalações dos clientes de acordo com as necessidades de cada projeto.

** Qual a filosofia da empresa? E que tipo de características tem? Que tipo de serviços tem para oferecer? Qual o carácter diferenciador?
Somo orientados ao desenvolvimento de soluções para as empresas. Temos uma forte componente de consultoria, pelo nos dedicamos a perceber os problemas dos clientes e propor as soluções mais adequadas a cada desafio.
Valorizamos a formação, a criatividade e a inovação. Somos disruptivos.
A nossa oferta enquadra soluções de ERP baseada na consultoria de gestão e software PHC, soluções de logística e automação de força de vendas e soluções Web B2B e B2C. A diferenciação dos nossos serviços evidencia-se pela qualificação dos nossos quadros, aliada à especialização em integração de soluções periféricas aos software de gestão.

** Qual a área de abrangência do v/ negócio?
Geograficamente o nosso negócio direciona-se para o mercado ibérico, aproveitando o fator localização da empresa, conseguimos potenciar esse vetor.
Em termos setoriais, dedicamo-nos exclusivamente a empresas que tenham necessidades de organização comercial, logística e produtiva.

** Quais as expetativas enquanto empresários para a área do Desenvolvimento Web?
É preciso especialização. Existem imensas empresas dedicadas ao desenvolvimento Web, todas com ofertas verticais, todas muito similares. O facto é que, não podemos ser excelentes em tudo e muitos projetos acabam por falhar ou ser implementados com falhas graves, porque todos querem fazer tudo.
Na Webincode assumimo-nos como especialistas na integração de dados, e apesar de termos implementações Web verticais com muito sucesso, reconhecemos que projetos desenvolvidos com especialistas de cada área realmente se destacam pela qualidade e detalhe.
No caso particular do distrito de Viana do Castelo existe um cluster de empresas de desenvolvimento web e de facto há elementos muito bons no desenvolvimento de front end. Temos desenvolvido contacto com os melhores, no sentido de abordar alguns projetos conjuntos, em que recorrendo aos melhores especialistas de cada estrutura conseguimos realmente resultados muito diferenciados.

** Quais as expectativas de se ter tornado sócio da AEVC?
Estando sediados em Viana, só fazia sentido sermos sócios da AEVC. O foco na divulgação das empresas do distrito, na formação, no envolvimento do tecido empresarial, em particular o tenológico faz com que estejamos muito satisfeitos com o relacionamento que temos tido até à data com a AEVC.

 

Seja Associado!