Câmara Municipal e Associação Empresarial investem 209 mil euros em programação para último trimestre do ano

Câmara Municipal e Associação Empresarial investem 209 mil euros em programação para último trimestre do ano
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) assinaram o protocolo “Apoiar o Comércio Local em ambiente COVID-19”, que prevê um investimento de 209 mil euros em iniciativas que decorrem no último trimestre do ano e que têm como objetivo estimular o comércio local e dinamizar a economia vianense.
A verba inclui já a programação e iluminação de Natal, que irá prolongar-se por mais tempo, este ano, para incentivar o comércio tradicional durante a época festiva. De acordo com o protocolo, a aposta nas micro, pequenas e médias empresas constitui uma condição para a afirmação de uma estratégia sustentável de crescimento económico e de coesão social. O documento considera a densidade e a continuidade da estrutura empresarial instalada no centro urbano da cidade e o relevante papel que aí desempenha, pelo que reconhece a necessidade de implementar estratégias de apoio ao consumo no âmbito da pandemia.
De acordo com o autarca, José Maria Costa, este programa de recuperação e reativação da economia está centrado no comércio local por existir a consciência da “enorme dificuldade das instituições”. O edil garante que o comércio local vianense é “um local seguro, que cumpre as regras sanitárias” e defende que este protocolo visa “aumentar a competitividade e dinamismo do comércio”.
Entre novembro e dezembro, será promovido o 1º Mês de Bacalhau, para revitalizar o setor do turismo e da restauração em época baixa, com a promoção de showcookings digitais ou presenciais e eventos em restaurantes.
Através do protocolo, a Associação Empresarial compromete-se a desenvolver ações temáticas, como o evento “Moda em Movimento”, para dinamizar o setor do vestuário através de eventos e desfiles de moda, a realizar de forma virtual, com lançamentos de vídeos promocionais e diretos nas redes sociais.
Será também promovida a campanha “Ourar e Trajar”, uma ação de colaboração entre os Municípios de Viana do Castelo e Póvoa de Lanhoso, para dinamizar o setor do ouro através de workshops a acontecer nos dois concelhos, para dar a conhecer a cultura do fabrico de produtos em ouro e dinamizar o comércio associado ao ouro e ao traje à vianesa.
Está ainda prevista a realização de um “Halloween Minhoto”, para criar a dinâmica desta festividade no concelho, em parceria com a Escola de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Este incentivo ao comércio inclui também a realização de exposições temáticas e a retoma do Viana Auto Show, feira de venda de automóveis seminovos e usados, que regressará quando a situação pandémica for mais favorável.
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