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Comércio tradicional já se pode registar no Viana Market para entrar no mercado digital

    Chama-se “Viana Market”, é a plataforma de comércio digital de Viana do Castelo, e está alojada em www.vianamarket.pt. A partir de hoje, os comerciantes da capital do Alto Minho já podem aderir para ganhar dimensão mundial.

    “As lojas saem da rua, passando de 90 mil potenciais clientes de Viana do Castelo para o mundo, ganhando uma dimensão global com mais de quatro mil milhões de potenciais consumidores que utilizam o digital para fazerem as suas compras”, disse hoje o vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre.

    A adesão à plataforma Viana Market, hoje apresentada em conferência de imprensa, na biblioteca municipal da cidade, é “totalmente gratuita”, sendo que até final de maio os primeiros comerciantes a integrar a plataforma, poderão começar a vender os seus produtos ‘online’.

    “Se há momento ideal para disponibilizar esta ferramenta aos comerciantes é este, face ao contexto de isolamento e confinamento social que estamos a viver devido à covid-19. Este é instrumento de trabalho fundamental, nesta altura, quase a única alternativa ao dispor dos comerciantes locais, atendendo ao constrangimento coletivo que estamos a viver”, referiu Luís Nobre.

    A plataforma eletrónica foi desenvolvida no âmbito do projeto Comércio Digital de Viana do Castelo, iniciado pela Câmara em outubro de 2019 e que junta a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), e a  Associação da Economia Digital (ACEPI).

    “Há uma imensidão de oportunidades de negócio que se pode colocar a cada comerciante ao estar dentro de uma plataforma com esta abrangência e amplitude. Os últimos dados apontavam que mais de um milhão de pessoas já consomem, diariamente, através da internet. Um número que, acreditamos, tenha aumentado devido à pandemia de covid-19”, destacou.

    Luís Nobre garantiu que esta plataforma quer ser “uma ferramenta efetiva de trabalho para os agentes do comércio local”, já que “cada comerciante vai ter um espaço digital para identificar o seu negócio e os seus produtos”, considerando ser “uma oportunidade ímpar para o mercado da saudade, composto por vianenses e portugueses espalhados pelo mundo”.

    “O sucesso é imparável se os agentes acreditarem nesta plataforma. Ela crescerá e será tudo aquilo que todos nós, juntos, quisermos”, frisou.

    A nova plataforma, alojada em www.vianamarket.pt, permite a comercialização, cobrança e expedição dos produtos dos empresários vianenses, por empresas locais.

     

    O presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, apelou à adesão aos cerca de 700 empresários que compõem o tecido empresarial do concelho à ferramenta hoje, oficialmente, garantindo que a pandemia causada pelo novo coronavírus veio introduzir uma nova linha de comunicação entre os consumidores e as empresas que vai continuar mesmo depois de vencida a batalha contra a covid-19.

    Referiu que a plataforma “não está fechada, está em permanente evolução e aberta a empresários de outros concelhos do Alto Minho”.

    Já Rubina Jassat, da ACEPI sublinhou que com o Viana Market o comércio tradicional de Viana do Castelo vai “abrir as suas montras para o mundo, possibilitando a entrada num mercado que vende sete dias por semana, 24 horas por dia”.

    Referiu que aposta na era digital é o principal objetivo do programa ComércioDigital.pt, lançado em 2018 pelo Ministério da Economia, em parceria com a Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

    Rubina Jassat acrescentou que programa Comércio Digital disponibiliza uma Academia Digital, de acesso gratuito, onde os empresários podem consultar conteúdos formativos para a sua capacitação nesta área.

     

    A ferramenta eletrónica hoje apresentada foi criada por um consórcio constituído pelas empresas Blisq, Atlanse e NQDA, todas do concelho e especializadas nas áreas de programação, software, webdesign e marketing digital.