Responsabilidade social das empresas: 25 medidas para implementar dentro e fora da organização

Responsabilidade social das empresas: 25 medidas para implementar dentro e fora da organização
Empresas socialmente responsáveis são organizações que cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas. Através da implementação de medidas de sustentabilidade, as empresas procuram diminuir o impacto nefasto da sua atividade e contribuir para a melhoria do seu meio.

Responsabilidade social interna

Uma das vertentes da responsabilidade social das empresas é a responsabilidade social interna. A responsabilidade social interna das empresas realiza-se dentro da própria organização, junto dos seus funcionários e na gestão equilibrada dos recursos humanos e técnicos.

São exemplos de algumas ações de responsabilidade social interna das empresas:

Práticas laborais

  • Políticas de saúde e segurança no trabalho
  • Igualdade de oportunidades no recrutamento
  • Formação contínua
  • Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  • Plano de carreira, progressão, estabilidade do posto de trabalho
  • Cultura de grupo

Ambiente

  • Consumo consciente de recursos (água, energia, combustíveis fosseis, matérias-primas)
  • Diminuição do desperdício, reutilização e reciclagem
  • Tratamento de resíduos
  • Combate às emissões

Responsabilidade social externa

A responsabilidade social das empresas concretiza-se na relação com os clientes, fornecedores, investidores e com a comunidade. Ações de responsabilidade social das empresas podem incluir:

Comunidade local

  • Oportunidades de emprego
  • Disponibilização de recursos da empresa para iniciativas de cariz social
  • Oferta de bolsas de estudo
  • Combate à corrupção e à concorrência desleal
  • Apoio na construção de infraestruturas
  • Transmissão de know-how

Fornecedores

  • Seleção rigorosa de fornecedores
  • Transparência nos concursos
  • Aquisição de produtos e serviços locais
  • Integração de fornecedores de pequena dimensão

Clientes

  • Saúde e segurança do consumidor
  • Privacidade do cliente
  • Produtos de qualidade e com preço justo
  • Criação de relações duradouras com os clientes
  • Gestão de reclamações

Vantagens da responsabilidade social

Do ponto de vista da responsabilidade social interna, os programas de incentivos podem aumentar a motivação, bem-estar e produtividade dos trabalhadores. A gestão equilibrada de recursos contribui para a diminuição dos custos de produção.

Por outro lado, atitudes socialmente responsáveis atraem clientes. Mas é importante que a

Relatório de responsabilidade social

As empresas que valorizam e implementam políticas de responsabilidade social elaboram, anualmente, um relatório onde discriminam o impacto social, económico e ambiental da sua atividade. Apesar de ser difícil analisar os resultados das medidas implementadas em matéria de responsabilidade social e sustentabilidade, a elaboração de um relatório ajuda a divulgar as iniciativas empresariais e incentiva a transparência na atuação.

O relatório de responsabilidade social também é conhecido como relatório de sustentabilidade e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização sem fins lucrativos que atua no campo da sustentabilidade.

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