TouriSME apresenta Manual para Consultores “Trabalhar com PME’s de Turismo em 6 passos”

TouriSME apresenta Manual para Consultores “Trabalhar com PME’s de Turismo em 6 passos”

O projeto TouriSME apresentou recentemente o Manual para Consultores “Trabalhar com PME’s de Turismo em 6 passos”. Cada parceiro nacional foi responsável por organizar e promover a apresentação do Manual no seu país, fazendo desta apresentação uma iniciativa transnacional exposta em Portugal, Croácia, Roménia e na Turquia.

Este guia procura introduzir no dia-a-dia dos consultores um novo conceito no que diz respeito ao desenvolvimento dos recursos humanos nas PME’s de Turismo.

Os 6 passos do Manual são detalhados e têm como objetivo ajudar os consultores, guiando-os aquando dos seus contactos com os empresários e gestores, promovendo uma auto-reflexão sobre as atividades do dia-a-dia, para que desta forma possam ser resolvidas situações indesejadas relacionadas com clientes insatisfeitos.

Recorde-se que o TouriSME Comp tem como objetivo melhorar o nível de competências-chave de trabalhadores de pequenas e médias empresas da área do Turismo, incrementando a aquisição de competências profissionais que possibilitem melhorar a sua empregabilidade e competitividade.

O turismo é um sector fundamental na economia Europeia. Este sector emprega um número elevado de trabalhadores de baixa qualificação, sendo o desenvolvimento do mesmo dependente da capacidade de se proporcionar oportunidades de aprendizagem, no local de trabalho. O objetivo será qualificar 10 especialistas que irão trabalhar com 20 gerentes de hotéis e restaurantes, para lhes fornecer linhas orientadoras de aprendizagem para os trabalhadores de baixa qualificação.

Pequenas e médias empresas representam 99% do mercado. Existe, assim, uma necessidade de promover um empreendedorismo sustentável, qualificado, adaptável à globalização e às necessidades dos novos mercados. Assim, este projeto foca-se em três grupos: Consultores, Gerentes de pequenas e médias empresas e empregados de baixas qualificações. O objetivo será dotar todo este mercado de melhor qualidade, rentabilidade e sustentável, para todas as partes envolvidas.

Parceiros:

  • Fundati pentru Promovarea Intreprinderilor Mici si Mijlocii Brasov – Roménia
  • Institut für sozialwissenschaftliche Beratung GmbH – Alemanha
  • Gazi Universitesi – Turquia
  • Associação Empresarial de Viana do Castelo – Portugal
  • Supera poslovno upravljanje d.o.o – Croácia
  • Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória – Portugal

 

Seja Associado!