Responsabilidade social interna
Uma das vertentes da responsabilidade social das empresas é a responsabilidade social interna. A responsabilidade social interna das empresas realiza-se dentro da própria organização, junto dos seus funcionários e na gestão equilibrada dos recursos humanos e técnicos.
São exemplos de algumas ações de responsabilidade social interna das empresas:
Práticas laborais
- Políticas de saúde e segurança no trabalho
- Igualdade de oportunidades no recrutamento
- Formação contínua
- Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- Plano de carreira, progressão, estabilidade do posto de trabalho
- Cultura de grupo
Ambiente
- Consumo consciente de recursos (água, energia, combustíveis fosseis, matérias-primas)
- Diminuição do desperdício, reutilização e reciclagem
- Tratamento de resíduos
- Combate às emissões
Responsabilidade social externa
A responsabilidade social das empresas concretiza-se na relação com os clientes, fornecedores, investidores e com a comunidade. Ações de responsabilidade social das empresas podem incluir:
Comunidade local
- Oportunidades de emprego
- Disponibilização de recursos da empresa para iniciativas de cariz social
- Oferta de bolsas de estudo
- Combate à corrupção e à concorrência desleal
- Apoio na construção de infraestruturas
- Transmissão de know-how
Fornecedores
- Seleção rigorosa de fornecedores
- Transparência nos concursos
- Aquisição de produtos e serviços locais
- Integração de fornecedores de pequena dimensão
Clientes
- Saúde e segurança do consumidor
- Privacidade do cliente
- Produtos de qualidade e com preço justo
- Criação de relações duradouras com os clientes
- Gestão de reclamações
Vantagens da responsabilidade social
Do ponto de vista da responsabilidade social interna, os programas de incentivos podem aumentar a motivação, bem-estar e produtividade dos trabalhadores. A gestão equilibrada de recursos contribui para a diminuição dos custos de produção.
Por outro lado, atitudes socialmente responsáveis atraem clientes. Mas é importante que a
Relatório de responsabilidade social
As empresas que valorizam e implementam políticas de responsabilidade social elaboram, anualmente, um relatório onde discriminam o impacto social, económico e ambiental da sua atividade. Apesar de ser difícil analisar os resultados das medidas implementadas em matéria de responsabilidade social e sustentabilidade, a elaboração de um relatório ajuda a divulgar as iniciativas empresariais e incentiva a transparência na atuação.
O relatório de responsabilidade social também é conhecido como relatório de sustentabilidade e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização sem fins lucrativos que atua no campo da sustentabilidade.