A AEVC, representada pelo seu Presidente, reuniu com IberBlue Wind, consórcio criado para desenvolver projetos de Energia Eólica Offshore Flutuante na Península Ibérica, constituído pelas empresas espanholas FF New Ventures, Proes Consultores (Amper Group) e a empresa Irlandesa Simply Blue Group.
Foram explicados, em primeira mão, os detalhes do projeto proposto. Foi-nos transmitido que, dando seguimento ao plano de desenvolvimento de parques eólicos offshore flutuantes na península Ibérica, têm ao longo dos últimos meses vindo a apresentar os projetos que têm estado a trabalhar desde o inicio do ano de 2022. Em finais de 2022 apresentaram o projeto Nao Victoria, a desenvolver na região de Andaluzia, Espanha e mais recentemente em Fevereiro, do presente ano, apresentaram o projeto Botafogo a desenvolver em Portugal, ao largo da Figueira da Foz.
Agora anunciam o projeto Creoula, projeto de tecnologia eólica offshore flutuante de 1.440 MW, localizado ao largo da costa de Viana do Castelo, que irá contribuir para o objetivo do governo português de ter uma produção de 10 GW de energia eólica offshore instalada até 2030, além de permitir o desenvolvimento de um cluster industrial de longo prazo, na região, e favorecer a redução do preço da eletricidade. Creoula vai envolver um investimento superior a 3.500 milhões de euros e vai gerar mais de 3.500 postos de trabalho durante as fases de desenvolvimento e construção, com uma vida útil estimada de 25 anos.
A equipa da IberBlue Wind apresentou oficialmente a Manifestação de Interesse ao Secretário de Estado da Energia e dos Assuntos Marítimos. Esta etapa do processo de licenciamento inclui intenção de realizar o projeto, bem como algumas informações técnicas e de viabilidade. do projeto.
Creoula e seu projeto irmão, Juan Sebastián Elcano, localizado no lado espanhol da fronteira marítima com Portugal, podem constituir o primeiro projeto eólico offshore flutuante transfronteiriço no sul da Europa. Uma iniciativa conjunta e pioneira com capacidade instalada total de 1.962 GW, o que traria enormes benefícios para os dois países, pois, entre diversos aspectos que poderiam ser destacados, compartilham o mesmo mercado de energia elétrica.
Igualmente participou no evento “Energia Eólica Offshore flutuante na região Norte de Portugal – Projeto CREOULA”, que teve lugar no Hotel Flor de Sal em Viana do Castelo, no dia 18 de Maio.
Foto: Américo Dias