Realizou-se no passado dia 31 de março de 2025, em Viana do Castelo, o 9.º workshop do projeto Acelerar o Norte, dedicado ao tema “Internacionalizar o Seu Negócio”. A sessão reuniu empresários e profissionais da região, com o objetivo de os capacitar com estratégias práticas e eficazes para expandir os seus negócios para mercados internacionais através do comércio eletrónico.
Organizado pela Aceleradora Digital Alto Minho 01, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), o workshop foi conduzido por Pedro Rocha, Gestor de Transição Digital, e pela consultora na área digital, Tatiana Araújo.
Durante a sessão, foram abordadas diversas temáticas essenciais para quem pretende expandir além-fronteiras, como a identificação de mercados internacionais, adaptação cultural e legal, estratégias de marketing digital localizadas, métodos de pagamento e transporte, e o papel dos marketplaces internacionais, com destaque para a Amazon.
Os participantes ficaram a conhecer ferramentas práticas como o Google Market Finder e o DataReportal, que permitem analisar oportunidades em mercados globais, bem como as melhores práticas de SEO para sites multilingues. Foram ainda discutidos os Incoterms e os diferentes modelos logísticos e fiscais a considerar numa operação internacional.
À margem do evento, Pedro Rocha, Gestor de Transição Digital, destacou a importância estratégica do projeto Acelerar o Norte para o fortalecimento do tecido empresarial da região. Sublinhou que, para muitas micro, pequenas e médias empresas (PME), esta é uma oportunidade sem precedentes para investir na transição digital sem risco financeiro, através de apoio a 100% a fundo perdido.
Pedro Rocha revelou que, até à data, 260 empresas já aderiram à Aceleradora Digital Alto Minho 01, e que o objetivo é atingir as 300 empresas até ao final de abril. Adiantou ainda que já foram atribuídos cerca de 80 mil euros em vouchers a empresas da região e que espera ultrapassar brevemente a marca dos 100 mil euros, reforçando o compromisso com a transformação digital das empresas locais.
Acelerar o Norte é uma iniciativa financiada pela União Europeia através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEu, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.

