Nº da Candidatura (Código Universal): POCI-03-3560-FSE-000190
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: Fundo Social Europeu
Eixo Prioritário: Promoção da sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança;
Tipologia de operação: Formação-Ação para PME
Organismo Intermédio (OI): CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
Montantes Envolvidos
- Custo total elegível: 200 595,05 €
- Comparticipação FSE: 180 535,55 €
- Data prevista de início do projeto: Junho 2017
- Data prevista de fim do projeto: Maio 2019
Objetivos
Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
- Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
- Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
- Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
Temática aprovada: Desempenho Organizacional e Recursos Humanos
Linha orientadoras: Esta intervenção está focalizada nas necessidades globais de ordem estrutural por parte das empresas, nomeadamente, ao nível do seu funcionamento, gestão, comunicação e marketing, incidindo sobre o desemprenho individual dos recursos humanos e sobre aspetos organizacionais e de eficiência coletiva. Pretende-se impacto em três domínios:
- Competências dos ativos, com efeitos a nível individual;
- Modelo organizacional, com efeitos em toda a empresa;
- Reposicionamento da empresa face ao mercado em que atua, com efeitos em toda a empresa e nas suas relações com o exterior.
Metodologia:
A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem propostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes formação (em sala) e de consultoria (on the job), permitindo atuar quer ao nível dos formandos (desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes), quer ao nível da empresa (aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas).
Tipologia | Horas de formação | Horas de consultoria | Total | n.º Colaboradores formação | n.º Colaboradores consultoria |
Micro | 66 | 100 | 166 | 3 | 2 |
Pequena | 80 | 120 | 200 | 6 | 3 |
Média | 90 | 135 | 225 | 8 | 3 |