Avançar para o conteúdo
Início » Espaço do Associado: IFT – INSTITUTO DE FORMAÇÃO E TRANSPORTES

Espaço do Associado: IFT – INSTITUTO DE FORMAÇÃO E TRANSPORTES

    Quando surgiu a empresa IFT – Instituto de Formação e Transportes? E como surgiu?
    O IFT foi criado em Abril de 2014. Surgiu da necessidade e vontade de 2 amigos. Necessidade pois um dos sócios tinha ficado desempregado pois a empresa onde trabalhava decidiu fechar as portas em Viana, e falando com o amigo, tiveram a ideia da criação desta empresa, algo que era do agrado dos dois, pois as suas catacteristicas e know-how eram complementares e adequavam-se na perfeição a esta empresa que pretendiam criar. Aliadas estas condições à vontade e espírito empreendedor de ambos, estavam lançadas as bases para a criação do IFT.

    Qual a sua localização? E porque motivo se instalou nesse local?
    Sendo ambos os sócios naturais de Viana, não faria sentido criar a empresa noutra localidade. Portanto Viana foi naturalmente o local escolhido. Quando ao local exato (Av. Rocha Páris, 92-E), tal deveu-se ao facto de termos encontrado um senhorio que tinha um espaço que nos era suficiente, a um preço comportável para uma nova empresa, pois o panorama que nos deparamos aquando da procura de espaço, foram as rendas excessivamente caras praticadas na nossa cidade, o que desmotiva e pode impedir o nascimento de novas empresas.

    Já houve uma expansão da empresa, correto? Para que concelhos?
    Com o crescimento contínuo ao longo dos anos, fomos sentido a necessidade de nos expandirmos, e fruto das solicitações que fomos tendo, começamos a trabalhar com clientes de vários pontos do país (desde algarve, lisboa, alverca, castelo branco, madeira, etc…..), mas principalmente com clientes de concelhos limitrofes. Tomamos então a decisão de abrirmos novas filiais, e abrimos a primeira filial em Braga, em Julho de 2017 e agora em Vila Verde, desde Janeiro de 2018.
    Simultaneamente alargamos os nossos serviços, passando a estar certificados em 11 áreas de formação, tendo também formação financiada, e por ultimo oferecemos também a formação de Segurança Privada, certificação obtida no ultimo mês.

    Qual a filosofia da empresa? E que tipo de características tem? Que tipo de serviços tem para oferecer? Qual o carácter diferenciador?
    O IFT visa prestar um serviço de proximidade, focado no cliente, profissional, ético e rigoroso, tendo como objetivo último a prestação de um serviço integrado de apoio à consolidação e certificação de competências técnicas de direta aplicabilidade no posto de trabalho/função, dos recursos humanos da organização.
    O IFT pretende ser referência no ramo da formação, prestando um serviço de excelência na área da formação profissional e recursos humanos.
    Importa, antes de mais, clarificar que a estratégia do IFT é norteada em última instância pela satisfação do cliente. Neste sentido, a prestação de serviços baseados em elevados padrões de qualidade e num aperfeiçoamento contínuo onde se procura ir de encontro às necessidades e expectativas dos clientes é um dos aspetos estratégicos do IFT. Tal prestação de serviços deve estar assente em parcerias sólidas e de longo prazo, baseadas em relações de confiança e proximidade com o cliente.

    Qual a área de abrangência do v/ negócio?
    Neste momento o IFT abrange várias áreas de negócio, tendo inclusive alterado a sua denominação comercial, para “GRUPO IFT – FORMAÇÃO E CONSULTORIA”.
    A componente maior do nosso negócio é sem dúvida a formação. Sendo que a maior parte da oferta formativa é destinada aos motoristas profissionais (nas suas várias vertentes) e à formação de Segurança e Higiene no Trabalho.
    Em 2017, no entanto, obtivemos um crescimento significativo na formação para empresas e particulares, em áreas como o desenvolvimento pessoal, o crescimento empresarial, a informática e a saúde.
    Neste momento temos também a formação de Seguranças Privados, sendo a única empresa do concelho com esta certificação.
    Apostamos também na área da saúde, dispondo de momento de 3 médicos e 4 psicólogas, para dar resposta aos nossos clientes.

    Quais as expetativas enquanto empresário para a área dos “Transportes e Formação”?
    Esta área de atuação é uma área em constante evolução, e como tal, o maior desafio é o de conseguir acompanhar esta evolução.
    Notamos também que ainda existe em muitos empresários a ideia de que a formação é apenas um pró-forma, o que não podia estar mais longe da verdade. Basta aferir como as maiores empresas dão importância prioritária à formação dos seus colaboradores. Para as empresas do nosso concelho poderem evoluir é imprescindivel entenderem a formação como parte integrante da equação de crescimento e sustentabilidade. Relativamente às empresas do sector dos transportes, vemos que estão a evoluir significativamente, não apenas em termos financeiros, mas em termos de cultura empresarial, e atentas a todas as mudanças que têm sido preconizadas, nomeadamente em termos de segurança, ambiente e economia.
    Esta área de atuação é fulcral para a consciencialização de todos os condutores/motoristas, no sentido de uma verdadeira implementação do Plano estratégico da segurança rodoviária, no sentido de efetivamente existir uma diminuição da sinistralidade rodoviária. Pois é uma área onde existem custos diretos e indiretos tanto a nível económico como humano. Assim sendo a nossa expetativa é que realmente o investimento que tem sido feito por parte dos diversos organismos e entidades, surta o efeito desejado.
    Assim, prevemos um forte crescimento destes sectores, e esperamos que os nossos clientes continuem a confiar na nossa ajuda, para em conjunto crescermos todos.

    Quais as expectativas de se ter tornado sócio da AEVC?
    Num mundo cada vez mais globalizado, é impensável alguem crescer e/ou sobreviver de forma isolada da sociedade. Cada vez mais as parcerias são uma forte alavanca para o crescimento.
    Também por isso nos tornamos sócios, na expectativa do estabelecimento de parcerias, obtenção e partilha de informação.
    Mais ainda, que o início da nossa empresa, e o seu sucesso deveu-se em parte à AEVC, pois em conjunto com a CMVC, disponibilizaram o programa FINICIA que foi o nosso suporte inicial para a abertura da empresa.
    Da parte da AEVC esperamos a criação e dinamização de ideias e eventos de partilha, bem como a divulgação de legislação, parcerias e oportunidades de negócio, por todos os seus associados.
    Da nossa parte estamos disponiveis para colaborar.
    Obrigado à AEVC pelo trabalho meritório que tem vindo a desenvolver.