Eurocidade Tui-Valença

Eurocidade Tui-Valença

As cidades de Valença e Tui celebram o 10.º aniversário da constituição da Eurocidade Tui-Valença. Em sessão comemorativa, ontem realizada e onde a AEVC esteve representada,  foi assinado  Protocolo de colaboração entre o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal e os autarcas de Valença, José Manuel Carpinteira, e de Tui, Enrique Cabaleiro. Está dado um decisivo passo para que esta Eurocidade veja reconhecida a sua personalidade jurídica. Tal permitirá e potenciará a ultrapassagem de barreiras, nomeadamente administrativas, e o desenvolvimento conjunto de novos projectos.

Em todas as intervenções foi realçado o trabalho já realizado, desde de 2012, e o sentimento geral de que a ponte centenária sobre o Rio Minho  não é mais que uma rua que une as malhas urbanas das duas cidades.

Foi igualmente apontado, pela negativa, o exemplo do recente encerramento das fronteiras entre os dois países, devido à pandemia de covid-19, e salientada a necessidade de incrementar a cooperação transfronteiriça e cooperar mais na saúde, proteção civil e ambiente, para além da cultura, do desporto, do desenvolvimento económico.

Neste processo, agora tonificado, com a assinatura deste Protocolo, a AEVC não deixará de participar e de dar os seus contributos para a concretização dos objectivos de Valencianos e Tudenses.

Valença é um do cinco concelhos do Alto – Minho onde a AEVC tem intervenção e onde temos, em pleno funcionamento, um Pólo. Nesta cidade estão sedeadas o Eures Transfronteiriço Galiza- Norte de Portugal e a Adriminho – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale  do Minho , estruturas de que somos associados.

Seja Associado!