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Export Improving Minho

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Export Improving Minho – Apoio à Internacionalização para Mercados Emergentes

A Região do Alto Minho é um dos principais corredores de circulação ibérica e mesmo europeia, cuja articulação se encontra em estado de maturação, no que respeita ao conhecimento de novos mercados, pelo que é incontornável encetar uma estratégia de internacionalização num patamar superior, procurando novas oportunidades em mercados emergentes e cuja procura se revele adequada ao perfil de especialização existente. Nesta, incluem-se os setores da construção (incluindo a componente de materiais, como a indústria extrativa), metalomecânica e energia que representam uma grande importância atual e futura, com potencial para afirmar o perfil de especialização competitiva desta região à escala internacional.

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Analisando o comportamento das exportações nacionais e as tendências da procura a nível internacional de bens e serviços enquadrados nestes setores nucleares de atividade, identificam-se com elevada prioridade os mercados de Marrocos, Argélia, Gana e Irão, os quais apresentam elevadas oportunidades para o tecido empresarial do Alto Minho, cuja oferta permite responder de forma clara e inequívoca às necessidades de importação que estes Países têm vindo a manifestar.

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Assim, o projeto desenvolver-se-á através de um plano de ações coerente que integra a prospeção, conhecimento e acesso a este conjunto de mercados, estáveis e com economias emergentes (Marrocos, Argélia, Gana e Irão), procurando oportunidades de negócio e estabelecendo canais de relacionamento institucional e comercial, mas também a capacitação das PME para os trajetos de internacionalização, colmatando as principais debilidades do tecido empresarial, como sejam o fraco conhecimento destes mercados e o reduzido nível de competências empresariais nos domínios críticos de competitividade.

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No seguimento da estratégia definida e de forma a atingir os objetivos propostos, o projeto contempla a execução do seguinte quadro de atividades:

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No seguimento da estratégia definida e de forma a atingir os objetivos propostos, o projeto contempla a execução do seguinte quadro de atividades:

ATIVIDADE 1 – Plano estratégico de exportação do Alto Minho

É fundamental efetuar um levantamento e sistematização dos produtos/serviços que compõem a oferta dos setores da metalomecânica, construção e energia da região do Alto Minho, tendo em consideração as potencialidades destas empresas do ponto de vista da capacidade de produção, inovação e potencial de exportação, identificando as suas fragilidades e fatores críticos de sucesso no panorama de competitividade internacional. Integrada nesta atividade será ainda realizado um seminário de apresentação de resultados e lançamento do projeto.

ATIVIDADE 2 – Market Research e Intelligence

Esta atividade tem como mote o conhecimento dos mercados de Marrocos, Argélia, Gana e Irão, através de um trabalho integrado que envolve a pesquisa de informação, com identificação das oportunidades para a oferta da Região e dos canais de acesso, que permitam alavancar ações de promoção concretas e direcionadas das empresas nestes mercados. Estes estudos incluem trabalho de market research e intelligence, visando a disseminação da informação e preparação dos empresários para a transferência de conhecimento desses mercados, promovendo o benchmarking de práticas de negociação.

ATIVIDADE 3 – Clube do Exportador Alto Minho

Pretende-se potenciar um conhecimento mais alargado destes mercados para que as empresas do Alto Minho possam avaliar do seu interesse em efetuar uma abordagem comercial, a melhor forma de o fazerem, bem como para poderem ajustar os seus bens e serviços às principais tendências de procura destes países. Espera-se que, no final, os empresários estejam melhor capacitados para o processo de internacionalização em relação a estes mercados, conhecendo em pormenor as suas características e oportunidades. Prevê a realização de encontros debate, visitas de prospeção de mercado e missões inversas.

ATIVIDADE 4 – Workshops de Capacitação para a Internacionalização

A capacitação das empresas para a Internacionalização é um elemento fundamental e transversal em toda a estratégia definida para este projeto, pelo que se prevê a implementação de um ciclo de 8 Workshops de capacitação.

ATIVIDADE 5 – Disseminação e Divulgação de Resultados.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row_content” content_placement=”middle”][vc_column][vc_empty_space height=”100″][vc_single_image image=”24430″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_empty_space height=”100″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”1/6″][vc_icon icon_fontawesome=”fa fa-lightbulb-o” color=”vista_blue” size=”lg” align=”center”][vc_column_text]

AEVC Intelligence Report_ARGÉLIA

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AEVC Intelligence Report_GANA

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AEVC Intelligence Report_IRÃO

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AEVC Intelligence Report_MARROCOS

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Estudo de Mercado Argélia

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Estudo de Mercado Gana

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Estudo de Mercado Irão

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Estudo de Mercado Marrocos

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Estudo Estratégico de Exportação do Alto Minho

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