Ficha de Projeto

Ficha de Projeto

 

Designação do projeto: INOV SEA – Inovação e competitividade na economia do mar

Código do projeto: POCI-02-0853-FEDER-046935

Regiões de Intervenção: Norte e Centro

Entidade Beneficiárias: Associação Empresarial de Viana do Castelo e Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz

Data de aprovação: 07-07-2020

Data de início: 01-07-2020

Data de conclusão: 30-06-2022

Objetivo principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Custo total elegível: 419.274,64 € (quatrocentos e dezanove mil, duzentos e setenta e quatro euros e sessenta e quatro cêntimos)

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 356.383,44 € (trezentos e cinquenta e seis mil, trezentos e oitenta e três euros e quarenta e quatro cêntimos)

Objetivos, atividades e resultados:

O projeto tem como objetivo a valorização sustentável do potencial económico dos recursos do mar no Minho e Litoral Centro, enquanto motor para a afirmação competitiva destas regiões e do país, promovendo e protagonizando um diálogo com uma gama alargada de atividades económicas similares (turismo, energias marítimas, química, farmacêutica, indústria alimentar, construção naval), impulsionando a dinâmica das iniciativas empresariais, a aquisição de competências relevantes, o acesso e difusão de informação e a criação de sinergias e novos perfis de colaboração para a transferência de tecnologia e a incorporação de conhecimento, ancorada em modelos de negócios mais alargados e inovadores.

A diversidade da atividade económica ligada ao mar já existente nas regiões permite equacionar o seu incremento e otimização, reconhecendo-se contributos na agregação e cooperação entre atores, na melhoria das condições de inovação intra e interempresariais, na capacitação empresarial e no estímulo à competitividade de setores e fileiras da economia do mar para a prossecução dos seguintes objetivos estratégicos:

  1. Fortalecer a posição marítima das regiões, através de um tecido empresarial mais dinâmico e competitivo;
  2. Aumentar o valor acrescentado e o volume de negócios das empresas da fileira do mar;
  3. Aumentar a capacidade de inovação, graças a uma massa crítica de empresas inovadoras;
  4. Promover o desenvolvimento das atividades emergentes, inovadoras e qualificadas, ajudando as empresas a ganhar maturidade e escala;
  5. Preparar as empresas da economia do mar para alcançarem uma maior penetração em mercados internacionais e atrair investimento para o setor.

A estratégia do projeto INOV SEA será concretizada através de um quadro de atividades que compõem quatro grandes eixos de atuação. Executar e cumprir o conjunto das atividades, que dão corpo à estratégia do projeto, são os compromissos assumidos pelos promotores nesta candidatura, que, para o efeito, irão assegurar a prossecução e acompanhamento do mesmo, procurando envolver diretamente todos os stakeholders relevantes na dinamização das ações âncora para a economia do mar.

Apresentam-se, de seguida, o resumo das atividades e subactividades do projeto:

1 – ECONOMIA DO MAR ESTRATÉGIA PARA AS REGIÕES COSTEIRAS

1.1 – Levantamento da capacidade de oferta instalada das atividades da economia do mar

Esta subactividade prevê a inventariação e caracterização das atividades dos setores relacionados com a economia do mar em Viana do Castelo e Figueira da Foz (empresas, setor, competências, recursos, incorporação tecnológica, vocação exportadora etc..), tendo em vista a avaliação do potencial da oferta e a concertação das medidas mais estruturantes para o seu desenvolvimento coletivo.

1.2 – Definição de um plano de ação para a economia do mar nas regiões

Propõe-se a realização de um estudo estratégico para a economia do mar nas regiões do Minho e Litoral Centro que defina os princípios orientadores da intervenção, providenciando uma visão para as mudanças estruturais e tecnológicas que é necessário implementar para incrementar e valorizar as atividades da cadeia de valor do mar.

1.3 – Seminário de apresentação do estudo e plano de ação

Os resultados do estudo e plano de ação serão abordados num seminário de divulgação pública, onde se lançaram as bases do processo de envolvimento e participação da comunidade empresarial no projeto.

2 – DINAMIZAÇÃO DE ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO/ REDES DE COOPERAÇÃO

2.1 – Jornadas de inovação e transferência de conhecimento

Esta subactividade pretende explorar o potencial das redes de inovação e cooperação empresarial e inter organizacional na promoção da competitividade, juntando empresas de cada uma das fileiras em jornadas de inovação (organização de 4 jornadas), animadas por especialistas, entidades do sistema científico e tecnológico e outros atores nacionais com responsabilidades na promoção da inovação, considerando-se que pode ser uma experiência relevante para o desenho de novas estratégias empresariais e para estimular a capacidade tecnológica e de inovação das empresas participantes.

2.2 – Desenvolvimento de uma plataforma de disseminação de conhecimento e fórum para partilha de informação. Esta subactividade prevê a conceção e estruturação de uma plataforma online de cooperação setorial para partilha de boas-práticas de inovação, através da disseminação de conceitos e casos de sucesso, pretendendo, para além de disseminar informação, proporcionar oportunidades de cooperação interempresas, visando a criação de valor.

3 – QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Realização de um ciclo de workshops com vista ao reforço da capacidade dos agentes económicos da cadeia de valor do mar em fatores críticos para a sua competitividade, onde serão privilegiados os temas considerados prioritários para potenciar a inovação e internacionalização das PME no novo paradigma de competitividade da economia portuguesa, nomeadamente os desafios e oportunidades relacionados com a indústria 4.0, economia circular, literacia financeira e internacionalização.

4 – COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE RESULTADOS

4.1 – Conceito de comunicação e imagem gráfica do projeto

Definição do conceito e conceção da identidade gráfica do projeto INOV SEA, a usar em todos os suportes de comunicação do projeto.

4.2 – Newsletters do projeto

Prevê-se a elaboração de 4 newsletters informativas dirigidas às empresas da economia do mar, veiculando informação, sensibilizando e mobilizando os públicos-alvo para a sua participação e envolvimento nas atividades previstas no projeto.

4.3 – Social Media Marketing

Assessoria de social media marketing, ao longo da execução de todo o projeto, garantindo a difusão de informação através das principais redes sociais, de forma sistematizada e contínua,

4.4 – Materiais promocionais

Desenvolvimento de diferentes materiais promocionais, como brochuras, flyers, roll ups, banners, pastas, canetas, etc., indispensáveis para os eventos públicos e iniciativas realizadas ao longo do projeto.

 

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