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Responsabilidade social das empresas: 25 medidas para implementar dentro e fora da organização

    Empresas socialmente responsáveis são organizações que cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas. Através da implementação de medidas de sustentabilidade, as empresas procuram diminuir o impacto nefasto da sua atividade e contribuir para a melhoria do seu meio.

    Responsabilidade social interna

    Uma das vertentes da responsabilidade social das empresas é a responsabilidade social interna. A responsabilidade social interna das empresas realiza-se dentro da própria organização, junto dos seus funcionários e na gestão equilibrada dos recursos humanos e técnicos.

    São exemplos de algumas ações de responsabilidade social interna das empresas:

    Práticas laborais

    • Políticas de saúde e segurança no trabalho
    • Igualdade de oportunidades no recrutamento
    • Formação contínua
    • Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
    • Plano de carreira, progressão, estabilidade do posto de trabalho
    • Cultura de grupo

    Ambiente

    • Consumo consciente de recursos (água, energia, combustíveis fosseis, matérias-primas)
    • Diminuição do desperdício, reutilização e reciclagem
    • Tratamento de resíduos
    • Combate às emissões

    Responsabilidade social externa

    A responsabilidade social das empresas concretiza-se na relação com os clientes, fornecedores, investidores e com a comunidade. Ações de responsabilidade social das empresas podem incluir:

    Comunidade local

    • Oportunidades de emprego
    • Disponibilização de recursos da empresa para iniciativas de cariz social
    • Oferta de bolsas de estudo
    • Combate à corrupção e à concorrência desleal
    • Apoio na construção de infraestruturas
    • Transmissão de know-how

    Fornecedores

    • Seleção rigorosa de fornecedores
    • Transparência nos concursos
    • Aquisição de produtos e serviços locais
    • Integração de fornecedores de pequena dimensão

    Clientes

    • Saúde e segurança do consumidor
    • Privacidade do cliente
    • Produtos de qualidade e com preço justo
    • Criação de relações duradouras com os clientes
    • Gestão de reclamações

    Vantagens da responsabilidade social

    Do ponto de vista da responsabilidade social interna, os programas de incentivos podem aumentar a motivação, bem-estar e produtividade dos trabalhadores. A gestão equilibrada de recursos contribui para a diminuição dos custos de produção.

    Por outro lado, atitudes socialmente responsáveis atraem clientes. Mas é importante que a

    Relatório de responsabilidade social

    As empresas que valorizam e implementam políticas de responsabilidade social elaboram, anualmente, um relatório onde discriminam o impacto social, económico e ambiental da sua atividade. Apesar de ser difícil analisar os resultados das medidas implementadas em matéria de responsabilidade social e sustentabilidade, a elaboração de um relatório ajuda a divulgar as iniciativas empresariais e incentiva a transparência na atuação.

    O relatório de responsabilidade social também é conhecido como relatório de sustentabilidade e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização sem fins lucrativos que atua no campo da sustentabilidade.