Ações pretendem capacitar o tecido empresarial local
Terminado o primeiro ciclo de encontros do Roadshow para a Digitalização do Norte – que contou com 16 sessões para sensibilizar e mobilizar as Micro e PME para as vantagens da implementação de um modelo de negócio digital – o projeto Acelerar o Norte, através da Aceleradora de Comércio Digital de Viana do Castelo e em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, está, no dia 11 de julho, em Viana do Castelo com o Roadshow de Capacitação.
Dirigido aos empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, o objetivo deste Roadshow de Capacitação do projeto Acelerar o Norte é promover, gratuitamente, workshops sobre diversas temáticas para qualificar as empresas (gestores e colaboradores) aderentes ao projeto das 8 sub-regiões do Norte do país sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.
Workshop “Começando pelo princípio: A Marca”
Data: 11 de julho
Horário: 17:00 – 19:00
Local: Casa Melo Alvim (Av. Conde Da Carreira, 28, 4900-343 – Viana do Castelo)
Link inscrição: https://forms.gle/zoQRZ2ZgSnydfdtv5
Programa:
Boas-vindas: Pedro Quesado da Rocha, Gestor de Transição Digital da Aceleradora de Comércio Digital de Viana do Castelo
- Acelere a sua marca online: Nuno Alves, Especialista na área digital
- Introdução à marca: noções básicas
- Registo e proteção da marca
- Estratégias de marketing digital para a diferenciação da marca
- Usar o email corporativo com eficiência e eficácia
- Utilização do Google Business Profile e o seu potencial
Para complementar os workshops, em breve, o projeto Acelerar o Norte irá criar a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem, com conteúdos de capacitação digital, de acesso gratuito.
Acelerar o Norte:
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.
Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.
O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.
Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.
Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.
O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.