A AEVC acolhe esta semana uma comitiva de empresários Croatas no âmbito do projeto TouriSME. Estes empresários hoteleiros vêm conhecer e dar continuidade ao intercâmbio de experiências entre empresários deste setor que levaram também, durante a semana passada, empresários vianenses à Roménia.
Estão programadas, para além de uma acção de formação sobre alguns conteúdos trabalhados no âmbito do ‘Manual para Gestores’, uma série de reuniões e visitas a diferentes instituições e da hotéis da cidade, por forma a que os convidados croatas possam conhecer melhor a realidade e os métodos de trabalho do setor hoteleiro português e vianense.
O projeto TouriSME
Recorde-se que o TouriSME Comp tem como objetivo melhorar o nível de competências-chave de trabalhadores de pequenas e médias empresas da área do Turismo, incrementando a aquisição de competências profissionais que possibilitem melhorar a sua empregabilidade e competitividade.
O turismo é um sector fundamental na economia Europeia. Este sector emprega um número elevado de trabalhadores de baixa qualificação, sendo o desenvolvimento do mesmo dependente da capacidade de se proporcionar oportunidades de aprendizagem, no local de trabalho. O objetivo será qualificar 10 especialistas que irão trabalhar com 20 gerentes de hotéis e restaurantes, para lhes fornecer linhas orientadoras de aprendizagem para os trabalhadores de baixa qualificação.
Pequenas e médias empresas representam 99% do mercado. Existe, assim, uma necessidade de promover um empreendedorismo sustentável, qualificado, adaptável à globalização e às necessidades dos novos mercados. Assim, este projeto foca-se em três grupos: Consultores, Gerentes de pequenas e médias empresas e empregados de baixas qualificações. O objetivo será dotar todo este mercado de melhor qualidade, rentabilidade e sustentável, para todas as partes envolvidas.